O melhor plano é estudar aqui!
0800 031 2103
31 98488-7050

Comitê de Ética em Pesquisa


O que é o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)?

Mais conhecimento pela abreviatura CEP, o Comitê de Ética em Pesquisa é um colegiado de pessoas independente, com formações interdisciplinares, existente em instituições de ensino superior que realizam pesquisas envolvendo seres humanos. O objetivo desse grupo é de defender os interesses dos sujeitos pesquisados de acordo com os padrões éticos contidos nas normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas que envolvem seres humanos.

Sua missão é contribuir para o desenvolvimento da pesquisa respeitando os padrões éticos, considerando a relevância social das atividades investigativas e ainda, a valorização do pesquisador ao receber o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

Este colegiado exerce também papel consultivo e educativo para assegurar a formação continuada dos pesquisadores da instituição e promover a discussão dos aspectos éticos na sociedade.

A faculdade, preocupada em manter a integridade e dignidade dos seres humanos envolvidos em pesquisas, criou a parceria com a FUNORTE (Faculdade Integradas do Norte de Minas) para submissões de propostas de pesquisas que envolverão seres humanos.

 

Qual órgão governamental regula o CEP?

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP- é uma comissão do Conselho Nacional de Saúde - CNS, criada através da Resolução 196/96 e com constituição designada pela Resolução 246/97, com a função de implementar as normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, aprovadas pelo Conselho. Tem função consultiva, deliberativa, normativa e educativa, atuando conjuntamente com uma rede de Comitês de Ética em Pesquisa - CEP- organizados nas instituições onde as pesquisas se realizam.   

 

A Composição do CEP

A CONEP e o CEP têm composição multidisciplinar com participação de pesquisadores, estudiosos de bioética, juristas, profissionais de saúde, das ciências sociais, humanas e exatas e representantes de usuários. 

  

As Responsabilidades do CEP

O CEP institucional deverá revisar todos os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos, cabendo-lhe a responsabilidade primária pelas decisões sobre a ética da pesquisa a ser desenvolvida na instituição, de modo a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes nas referidas pesquisas. Terá também papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência, bem como a atribuição de receber denúncias e requerer a sua apuração.   

 

As Responsabilidades da CONEP 

A CONEP deverá examinar os aspectos éticos de pesquisas envolvendo seres humanos em áreas temáticas especiais, encaminhadas pelos CEP das instituições, e está trabalhando principalmente na elaboração de normas específicas para essas áreas, dentre elas, genética humana, reprodução humana, novos dispositivos para a saúde, pesquisas em populações indígenas, pesquisas conduzidas do exterior e aquelas que envolvam aspectos de biossegurança. Está organizando um sistema de acompanhamento das pesquisas realizadas no país.

 

NORMAS E RESOLUÇÕES

 

MODELOS DE TERMOS

Termo de Assentimento / Consentimento Livre e Esclarecido

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para Participação em Pesquisa

Termo de Compromisso para Utilização de Dados de Arquivo (Prontuários)

Termo de Concordância da Instituição

Escolha como quer estudar

Esses são os métodos de ensino que oferecemos. Conheça e escolha o melhor para você: