Portal | Mapa do Site | Contato


Infraestrutura
Destaques
Cursos
Promove e você
Acesso rápido

Estágio

Aqui você encontra as informações necessárias sobre estágio, tendo acesso à legislação, modalidades de estágio e formulários de estágio (disponíveis de acordo com a modalidade do curso: bacharelado ou tecnológico) e de convalidação da prática profissional.

Nesta página você encontrará, também, informações importantes sobre o pleito das vagas afixadas no Mural de Oportunidades do seu campus, bem como uma sugestão de currículo que você pode salvar e utilizar para concorrer às vagas.

 

Informações sobre estágio

O estágio é uma das mais eficientes formas de propiciar ao estudante a complementação profissional, pois coloca o aluno em contato direto com a realidade da profissão e do ambiente de trabalho. O estágio é, em síntese, a oportunidade que o estudante tem para praticar o aprendizado adquirido durante a sua trajetória acadêmica.

O estágio é regulamentado pela Lei n.º 11.788, de  25 de setembro de 2008, podendo ser realizado em duas modalidades:

Uma vez obtida a aprovação no estágio obrigatório e atendendo aos requisitos legais (estar matriculado e frequente), o acadêmico poderá realizar estágio, mas se enquadrará na modalidade de estágio não obrigatório.

 

Carga horária do Estágio Supervisionado

Cada curso da IES tem uma carga horária específica para o Estágio Curricular Supervisionado (estágio obrigatório), determinada no PPC de cada curso. A carga horária do estágio obrigatório será cumprida a partir de um determinado semestre da grade curricular, exceto para o curso de Engenharia Civil, quando o estágio será realizado em duas etapas (exclusivamente, no 8.º e 9.º períodos). Confira abaixo: 

Curso

CH do Estágio Supervisionado

Semestre inicial para o cumprimento da CH de estágio

Administração

320

5.º

Comunicação Social

320

5.º

Gestão Ambiental

160

3.º

Gestão da Produção Industrial

80

5.º

Gestão de Recursos Humanos

80

3.º

Logística

80

3.º

Redes de Computadores

80

4.º

Engenharia Civil

200

a partir do 8.º

 

Documentação necessária para formalizar o estágio

O estágio tem que ser formalizado entre as três partes envolvidas:

A formalização do estágio se faz coma  seguinte documentação:

Sem a formalização desta documentação o estudante não é considerado estagiário.

 

Onde formalizar a documentação de estágio

Antes de iniciar as atividades de estágio, o acadêmico tem que se dirigir ao setor específico, no campus onde estuda, para tramitar a documentação que regulamenta o estágio:

 

Como formalizar o Estágio Supervisionado

Antes da finalização do Estágio Supervisionado, o aluno tem que preencher o Relatório de Estágio Supervisionado, podendo optar pela forma que melhor lhe convier:

O aluno deve preencher o Relatório de acordo com a modalidade do seu curso: bacharelado ou tecnológico.

Caso tenha dúvidas sobre o preenchimento do Relatório, o aluno deve se dirigir ao setor específico de sua unidade, para obter os esclarecimentos necessários para o correto preenchimento do formulário.

 

Entrega do Relatório de Estágio Supervisionado

Após o preenchimento do Relatório, coleta das assinaturas e afixação da documentação comprobatória informada no próprio formulário, o aluno tem que protocolar o Relatório de Estágio Supervisionado, em via impressa, no setor correspondente do seu campus, a fim de obter análise e aprovação do Estágio Supervisionado.

No ato da entrega do formulário no setor, o aluno ficará com o protocolo de entrega do Relatório de Estágio Supervisionado, sendo orientado a procurar resposta do documento posteriormente.

 

O que fazer após aprovação do Relatório de Estágio Supervisionado

Após o deferimento do Relatório de Estágio Supervisionado, o setor responsável envia o documento à Secretaria Acadêmica, que lançará a aprovação no histórico do aluno e o devido arquivamento do documento.

  

O aluno que já exerce atividade profissional pode solicitar  a convalidação do Estágio Curricular Supervisionado?

O estudante que exerce atividade profissional correlata ao curso na condição de empregado, empresário ou proprietário, pode solicitar, no momento em que se exige o cumprimento do Estágio Curricular Supervisionado (estágio obrigatório) no respectivo curso, a convalidação do Estágio, desde que preencha o requerimento próprio, disponível neste link. O aluno pode optar pelo preenchimento digital ou manual.

Para a convalidação da prática profissional, é necessário que o aluno tenha, no mínimo, seis meses do referido vínculo profissional.

Após o preenchimento, o estudante tem que protocolar o Relatório de Atividades Profissionais no setor específico do seu Campus, em via impressa, das 13h às 17h ou das 18h às 21h:

 

No ato da entrega do formulário no setor, o aluno ficará com o protocolo de entrega do Relatório, sendo orientado a procurar resposta do documento posteriormente.

Após o deferimento do Relatório de Atividades Profissionais para Convalidação de Estágio Supervisionado, o setor responsável enviará o documento à Secretaria Acadêmica, para lançamento da aprovação no histórico do aluno e o devido arquivamento do documento.

Para esclarecimento de dúvidas, o aluno pode procurar o setor responsável no seu campus.

  

Formulários de estágio e convalidação

O aluno que realizou Estágio Supervisionado em uma empresa, documentado entre as três partes (IES, aluno e empresa), via Termo de Compromisso de Estágio, vai utilizar o modelo de relatório de estágio, abaixo, de acordo com a modalidade do seu curso (Bacharelado ou Tecnológico):

- Para estágios iniciados até 2015

- Para estágios iniciados a partir de 2016

 

O aluno que já atua na área do curso, seja como trabalhador de carteira assinada, sócio/proprietário de empresa ou funcionário público, desempenhando as atividades relacionadas ao aprendizado, deve utilizar o formulário "Relatório de Atividades Profissionais para convalidação do Estágio Supervisionado", abaixo:

- Atividade profissional para Convalidação do Estágio

 

OBS.: O aluno tem a opção de fazer o relatório digitado, salvando-o no seu próprio computador, sem perder a formatação original.

 

Formulários de estágio de Engenharia Civil

- Plano de atividades Engenharia Civil

- Relatório de estágio Engenharia Civil

- Termo de formalização Engenharia Civil

- Como pleitear vagas?

- Currículo

Encontre as unidades:
Dúvidas:
31 3779-2700 (Campus I)
31 3776-4951 (Campus II)
Visite os sites das instituições parceiras.
Conheça também: