Portal | Mapa do Site | Contato


Infraestrutura
Destaques
Cursos
Promove e você
Acesso rápido

 

Comissão Própria de Avaliação - CPA

A Faculdade se autoavalia.

 

O processo de autoavaliação das Faculdades Promove, iniciado no primeiro semestre de 2006, acontece nas unidades FASEL (Faculdade Sete Lagoas de Minas Gerais) e FASCIG (Faculdade Setelagoana de Ciências Gerenciais). Por meio de uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), coordenada por Ludimila Tavares Rocha Silva, serão avaliados vários aspectos das Faculdades (estrutura, projeto pedagógico, corpo docente, corpo técnico/administrativo, biblioteca, etc.).
 
A Comissão é composta por representantes dos corpos docente, discente e técnico/administrativo e um representante da sociedade civil, além do presidente, que coordena todas as ações. O processo de auto-avaliação é uma determinação do MEC a todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do País.
 
Além de ser uma exigência do MEC, a autoavaliação é muito importante porque, com base em suas constatações, será possível promover melhorias contínuas na Faculdade, já que o processo será permanente. O envolvimento da comunidade acadêmica é fundamental nesse processo.
 
O que é CPA?
 
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento  de processos de avaliação institucional. Os instrumentos de avaliação desenvolvidos pela CPA constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão. Além disso, esses instrumentos permitem que sejam identificadas áreas problemáticas ou carentes de adequado investimento institucional, apontando exatamente os setores que requerem melhorias.

Como a instituição é avaliada?
 
A CPA elabora, periodicamente, questionários de avaliação que são aplicados nos diversos setores da instituição, o que permite a verificação do cumprimento da missão e das políticas institucionais. A comunidade interna da Faculdade Promove, formada pela direção, professores, funcionários e alunos da instituição, beneficia-se da autoavaliação na medida em que adquire subsídios para refletir sobre seu projeto acadêmico-institucional e para transformá-lo. A Lei nº 10.861/2004, que instituiu o SINAES, apóia-se em componentes básicos, que caracterizam  processos distintos de avaliação:

•    A avaliação institucional
•    A avaliação dos cursos 
•    A avaliação do desempenho dos estudantes, conhecida por ENADE 
•    A avaliação externa
 
Sendo parte de um mesmo sistema de avaliação, cada um destes processos é desenvolvido em situações e momentos distintos, fazendo uso de instrumentos próprios, mas articulados entre si. 
 
Membros da CPA
 
Ludimila Tavares Rocha Silva Coordenadora
Denize de Oliveira Alves Representante Discente Campus II
Carlos Henrique Nascimento Coura Representante dos Docentes
Fabiane Fernandes de Paiva Representante Corpo Técnico-Administrativo
Fernando Soares Leal Representante dos Discentes Campus I
Ana Célia de Almeida Cardoso
Representante da Sociedade Civil
 
Relatórios da CPA
 
Confira abaixo os relatórios da CPA:
 
 
Legislação Específica
 
Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino.
 
Aprova o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.
 
Estabelece os procedimentos para a organização e execução das avaliações institucionais externas das IES.
 
Compõe a Comissão Técnica em Avaliação Institucional e dos cursos de graduação.
 
Portaria nº 398, de 03 de fevereiro de 2005.
Estabelece que compete ao presidente do INEP normatizar, operacionalizar as ações e procedimentos referentes ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, à Avaliação Institucional – AI e à Avaliação dos Cursos de Graduação – ACG.
 
Estabelece prazos e calendário para a avaliação das instituições de educação superior.
 
As Instituições de Educação Superior (IES) deverão responder anualmente, conforme calendário estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ao Censo da Educação Superior no Sistema Integrado de Informações da Educação Superior - SIEd-Sup.
 
 
Onde estamos:
 
Faculdade Promove de Sete Lagoas
- Unidade Sede I: Rua Doutor Pena, 35 - Centro. CEP 35.700-032. Sete Lagoas/MG.
Telefone: (31) 3779-2700
- Unidade I: Rua Doutor Pena, 163 - Centro. CEP 35.700-032. Sete Lagoas/MG.
Telefone: (31) 3774-0705
- Unidade II: Av. Prefeito Alberto Moura, 15 - Nova Cidade. CEP 35.702-383. Sete Lagoas/MG.
Telefone: (31) 3776-4951
 
FASCIG (Faculdade Setelagoana de Ciências Gerenciais)
Rua Doutor Pena, 35 - Centro. CEP 35.700-032. Sete Lagoas/MG.
Telefone: (31) 3779-2700 
Encontre as unidades:
Dúvidas:
31 3779-2700 (Campus I)
31 3776-4951 (Campus II)
Visite os sites das instituições parceiras.
Conheça também: