O melhor plano é estudar aqui!
31 3779-2700
31 9 8973-2354

Edital do Programa Metodologias Ativas

Inscrições podem ser feitas de 11 a 15 de março

Edital do Programa de Metodologias Ativas N.º 01/2019

 

Um processo de ensino-aprendizagem moderno, fundamenta-se nos princípios da pedagogia interativa, de natureza democrática e pluralista, com um eixo metodológico firmemente estabelecido e que prioriza metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, os alunos passam à condição de sujeitos ativos desse processo, adquirindo conhecimentos de forma significativa pelo contato com metodologias de ensino voltadas à construção de competências vinculadas ao raciocínio e à reflexão crítica. O professor, por outro lado, passa a desempenhar o papel de incentivador, garantindo situações que estimulem a participação do aluno no ato de aprender; e de orientador, auxiliando a construção do conhecimento.

Uma política de ensino não pode prescindir de uma metodologia apropriada e, sendo assim, a Faculdade Promove busca desenvolver projetos que privilegiem o protagonismo do aluno e estimulem a Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem-Based Learning (PBL).  Essa metodologia apresenta como características principais o fato de ser centrada no aluno, se desenvolver em pequenos grupos tutoriais, apresentar problemas em contexto real, possuir processos ativos, cooperativos, integrados e interdisciplinares e orientada para a aprendizagem do adulto. A PBL estimula no aluno a capacidade de aprender a aprender, de trabalhar em equipe, de ouvir outras opiniões, mesmo que contrárias às suas e induz o aluno a assumir um papel ativo e responsável pelo seu aprendizado.

A Diretora Acadêmica da Faculdade Promove de Sete Lagoas faz saber que estarão abertas as inscrições para os projetos ofertados no programa de Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem, aos acadêmicos interessados, de acordo com o estabelecido no presente Edital.

  1. Os projetos serão conduzidos por professores Tutores.
  2. A participação do acadêmico é opcional.
  3. O acadêmico poderá optar por mais de um projeto do seu interesse, em qualquer uma das Unidades.
    • É de responsabilidade do acadêmico o transporte para o(s) projeto(s) em unidade distinta à de origem.
  4. A quantidade de vagas é estabelecida pelo professor tutor, zelando pelo bom andamento do projeto.
  5. As inscrições acontecem, pessoalmente, de 11 a 15 de março de 2019, das 13h às 21h, na Central de Atendimento da Unidade Sede e, das 19h às 21h, na Central de Atendimento da Unidade II.
  6. Não serão aceitas inscrições extemporâneas.
  7. Findo o período de inscrição, a IES se resguarda o direito de iniciar o projeto que obteve o quórum mínimo estabelecido pelo professor proponente do projeto.
  8. Os projetos autorizados terão início a partir do dia 18 de março de 2019.
  9. O aluno que desistir do projeto deverá formalizar o cancelamento da sua inscrição na Central de Atendimento, até o dia 25 de março de 2019.
  10. Ao término de cada projeto, será concedido o respectivo certificado ao aluno que obtiver, no mínimo, 75% de frequência.
    • O certificado poderá ser validado como Atividade Complementar de Curso (ACC), desde que atenda ao Regulamento de ACC, disponível para consulta nos espaços institucionais (site da IES e Biblioteca).
    • O projeto concluído servirá, ainda, como aperfeiçoamento curricular do acadêmico.
  11. Informações não expressas neste Edital podem ser obtidas na Central de Atendimento.

Sete Lagoas, 1.º de março de 2019.

 

Prof.ª Nayara Breder

Diretora Acadêmica


Publicada em: 01/03/2019
Tags: